24/04/2018

Conheça o mercado da bananicultura

Para o empreendedor que busca investir na produção de frutas, a banana apresenta um ótimo retorno.

Produto tipicamente brasileiro, ela é mais conhecida pelo seu consumo fresco. Entretanto, bananicultores estão descobrindo novas formas de comercializá-la. Confira a seguir informações e dicas sobre o cultivo e o mercado da fruta para você ficar por dentro do assunto e aproveitar as oportunidades.

Oportunidades Uma das maiores vantagens da bananicultura é o retorno mais rápido do investimento, se comparado com a produção de outras frutas. Nesse ramo, há possibilidade de produção e comercialização durante todo o ano, desde que o cultivo seja feito em uma região quente e haja sistema de irrigação adequado.

O primeiro passo é decidir qual variedade de banana o produtor vai comercializar. Isso dependerá do mercado regional e do público que você deseja alcançar. Dentre as opções, está o cultivo de espécies ornamentais ou para o consumo alimentício, como as banana-prata, maçã, nanica e bananas-da-terra, assim como suas variações. No mercado alimentício, além das opções in natura, também há chances de produção de alimentos industrializados.

Mercado: Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil produz cerca de 6,9 milhões de toneladas de banana, sendo o Nordeste o maior produtor com quase 2,5 milhões de toneladas por ano. A banana é consumida, principalmente, fresca no Brasil. A industrialização é feita como opção para evitar desperdícios. São usadas as frutas descartadas para o consumo também de forma fresca, desde que a polpa esteja em boas condições.